domingo, 4 de outubro de 2009

Bled e Bohinj

Olá a todos!
Calhou-me a mim, Pedro, contar a nossa viagem aos lagos e por isso mesmo passo a relatar o que aconteceu:

A preparação da viagem começou no dia antes com a preparação do almoço do dia a seguir.

A bela da Pasta de Atum com tomatinhos às rodelas e alface. Decidi fazer a pasta no dia antes para ganharmos tempo na Sexta de manhã. (tínhamos de estar na faculdade às 8h30).

No dia seguinte depois do piqueno e de termos comprado pão para as sandéres, lá nos fizemos ao caminho para Bled. (claro que ficámos no autocarro à espera de uns portugueses até às 9).

No autocarro ia connosco um guia que não se calava e só dizia "the most beautiful in Slovenia". Qualquer sítio por onde passávamos era o mais giro da Eslovénia, desde as igrejas no cimo dos montes às autoestradas. Mas ao fim de uma hora de viagem lá começámos a ver alguma coisa do que nos esperava. Apesar de ser uma primeira passagem muito rápida eis as primeiras impressões de Bled (fomos primeiro à cascata "não-sei-quantas" e ao lago Bohinj mas para se lá chegar passa-se por Bled).


(Peço desculpa pelas fotografias mas foram tiradas dentro do autocarro)

Assim e depois de se passar por Bled e mais meia hora de autocarro (também com Bohinj pelo meio) lá chegámos ao sítio onde é a famosa cascata "não-sei-quantas". Saímos todos do autocarro e recebemos a sempre simpática notícia que para se chegar à cascata ainda tinhamos de andar mais 20 min, sempre a subir. Só como informação isto tudo, relembrou-nos várias vezes o guia, são os Alpes Julianos, a parte Sul dos Alpes e como o guia dizia " the sunny part of the Alpes".
Depois desta longa caminhada sempre a subir, que para mim valeu a pena, chegámos à famosa cascata "não-sei-quantas".





Já no caminho para baixo

E depois foi hora de preparar o almoço!!!!

Depois de se preparar o repasto partimos para o lago Bohinj. (claro que ficou tudo muito espantado com o nosso desenvencilhanço e à vontade).

Bohinj é um lago maior e mais selvagem que o lago Bled e os próprios eslovenos preferem vir para este do que para o de Bled que é muito mais turístico e menos selvagem.
Depois de Bohinj fomos para o famoso lago Bled, um lago que tem uma ilha com uma igreja e um castelo num alto de um penhasco (100 mts).
Fomos fazer uma visita ao castelo (uma vista de morrer), já todos um bocado cansados, já sem muita paciência para continuar a ouvir o guia, mas contentes por estarmos a ver coisas que não há igual em Portugal. (aqui já não há muitas fotografias porque já não tinha bateria no telemóvel, as fotografias são da máquina da Inês, outra estudante portuguesa a fazer Erasmus em Ljubljana).

Nesta imagem (de cima) pode se ver a ilha com a igreja e a casa branca à esquerda é o grande hotel da zona. Era hotel no princípio do século XX, depois foi casa de férias do Tito, quem não sabe que vá estudar história da Europa (ou basta ir ao Google) e agora é outra vez hotel. Mais uma vez foi uma das coisas que o guia se fartou de repetir.

Por fim e para acabar em beleza (pelo menos para mim) fomos provar uma especialidade aqui da zona, uma tarte, que tinha massa folha com açúcar em pó por cima, uma parte de natas e outra de baunilha.

Depois foi o regresso para Ljubljana.

Muitos beijinhos e abraços a todos

Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário